O livro recomendado dessa vez é o Clube do Filme, de David Gilmour. Uma história bem simples, mas que consegue facilmente prender o leitor às páginas (expressão bem conhecida, mas foi o que aconteceu comigo.) - além ser ser curtinha, 230 págs.
Um pai vendo seu filho levar a pior nos estudos e odiar sua escola resolve propor um acordo ao filho: ele poderia sair da escola, não precisaria trabalhar nem pagar aluguel, desde que se comprometesse em assistir a três filmes por semana com seu pai. Uma proposta curiosa, mas interessante. Isso, é claro, não impediu de passar pela cabeça do pai, todos os dias, se isso seria realmente uma boa idéia. Sem falar que o próprio David (o pai) estava desempregado e passando sérias dificuldades financeiras.
No desenrolar do livro me dei conta de várias curiosidades, tais como:
- Truman Capote não aprovou a escolha de Andreuy Hepburn para o papel principal de Bonequinha de Luxo., adaptação de seu livro para o cinema.
- Marlon Brando foi cogitado para o papel do "Padre Merrin" em O Exorcista, porém Friedkin,o diretor, recusou, alegando que Brando poderia "ofuscar" o brilho do diretor no filme, puxando para si todo o possível sucesso da obra;
- Stephen King não gostou muit oda adaptação de O Iluminado para o cinema. Stephen King achava que Stanley Kubrick não entendia nada de horror;
- O filme Showgirls é considerado, até hoje, pela crítica como o pior filme da história do cinema.
Isso é só para se ter uma noção, as curiosidades continuam, mas é claro que não pretendo estragar mais o livro contando tudo, não pretendo fazer isso com o leitor.
É um excelente livro para os fãs de cinema. Nostalgia do cinema.
E no meio disso tudo, ainda nos deparamos com a dificuldade de um pai em criar um filho adolescente (decepções amorosas, "más amizades", educação e até uma breve experiência com drogas).
Fica a dica de leitura.
David, com seu filho Jesse. |