domingo, 20 de maio de 2012

O que devemos fazer?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7v3RsAewxZ3UAcVdjH93sB3DV6W_6kbmdFfEqix8rUFMl5Yb35aMp4XLdyiPpW85QFXH-zQt4VQsOKiukWLnBPHy5M7DlR0kCrWO3sLbhWsxsZdRPNOILMz3krnqVwni_a-lsTPL0IX9D/s1600/BertrandRussell.jpg 

"Queremos os erguer sobre os próprios pés e olhar com justeza e honestidade para o mundo: seus aspectos bons e aspectos maus, suas belezas, suas feiuras; ver o mundo como ele é e não ter medo dele; conquistar o mundo com inteligência, e não simplesmente subjugados como escravos pelo terror que emana dele (...).

(...) Quando ouvimos pessoas nas igrejas se rebaixando e dizendo que são pecadoras miseráveis e tudo o mais, isso me parece algo desprezível e indigno de seres humanos que respeitem a si mesmos. É necessário nos erguermos e olhar para o mundo com franqueza, de frente.

Precisamos fazer com que o mundo seja o melhor possível (...) Um mundo bom precisa de conhecimento, gentileza e coragem; não precisa de anseios pesarosos em pelo passado do agrilhoamento do livre pensar a palavras proferidas há muito tempo por homens ignorantes. Precisa de pespectivas desprovidas de medo e de liberdade para a inteligência. Precisa de esperança para o futuro, e não de um retrocesso para o passado que já morreu, que, acreditamos, será enormemente superado no futuro que a nossa inteligência é capaz de criar."

Trecho de "Por que não sou Cristão" de Bertrand Russell






terça-feira, 1 de maio de 2012

Woody Allen em mais um filme


Há alguns dias estreiou na Europa (mais precisamente na Itália, se muito não me engano) o novo filme de Woody Allen. Aqui no Brasil o filme chega com o título de Para Roma com Amor.

Infelizmente as críticas na Itália não foram muito boas. Segundo alguns jornais anunciaram (o El Mundo, por exemplo) que os críticos acharam o filme o pior de todos já feitos, simples, medíocre, e repleto de alguns lugares e costumes italianos. O filme está previsto para chegar ao Brasil no dia 1º de Junho. Apesar disso, estou ansioso para assistir!

     Se me permitem duas observações pessoais:

1°) É difícil manter o ritmo de um filme por mês, logo é mais do que previsível que a qualidade dos mesmos não seja lá essas coisas.

2°) Quem sem lembra daquele filme do James Bond, com Sean Connery, From Russia with Love? E quem mais percebeu a semelhança dos títulos? "From Russia with Love" e "To Rome with Love"? Maldade minha ou faltou uma certa criatividade de Woody até na escolha do título do filme? Maldade minha, já que o enredo do filme nada tem a ver com espionagens e nada do tipo.

Vejam o trailer do filme: