"Muita gente tem a impressão de que Hannibal vem antes e não como uma sequência do inesquecível O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme. Para os fãs extremados, é a terceira parte da trilogia do Dr Lecter, que na verdade começa com o excelente Dragão Vermelho. Para mim, Hannibal é um filme isolado.
De certa forma, eu vejo Hannibal como uma história romântica. Escura e trágica, para ser sincero, mas, em baixo de sua superfície de suspense e violência, eu sempre estive fascinado por sua história de amor impossível e seu senso de humor. Dois personagens que não podem separar-se na vida e, mesmo existindo um abismo entre eles, são espíritos afins.
Thomas Harris criou um rico e hipnotizante romance que foi transformado em filme..."
- Ridley Scott.
Eu fiz questão de transcrever essa declaração do diretor do filme (o lendário Ridley Scott, que também dirigiu Alien - o 8º passageiro, Blade Runner, Falcão Negro em Perigo, Cruzada, Gladiador, entre outros). O motivo? Ele disse algo que resume bem a coisa toda, como eu vejo:
"De certa forma, eu vejo Hannibal como uma história romântica. Escura e trágica, para ser sincero, mas, em baixo de sua superfície de suspense e violência, eu sempre estive fascinado por sua história de amor impossível..."
Eu sei que é perfeitamente normal lembrar da violência, canibalismo, etc. quando se fala sobre Hannibal Lecter. Mas acho terrível limitar um personagem tão rico e fascinante como ele apenas como um louco canibal. Isso seria apenas ver pela superfície. Mas não culpo as pessoas por pensarem assim, afinal elas só veem um filme e ficam tensas com algumas cenas de violência.
Não sou insensível a isso tudo. Não por ser sádico ou ter alguma parafilia nisso. Na verdade, o canibalismo é a parte que menos gosto no Dr. Lecter. Eu posso dizer isso porque vi todos os filmes, li todos os livros e estou assistindo a série (sim, eu sou fã, deu pra perceber? Rsrsrs).
Pra mim, Hannibal não é necessariamente mau. Ele é destrutivo, o que é diferente de ser mau. Afinal, as tempestades, furacões e terremotos possuem um alto poder de destruição, mas você não pode dizer que sejam coisas do mal. Dessa forma, eu vejo Hannibal, assim como os terremotos, tempestades e furacões... apenas como mais um fenômeno da natureza.
Então, por favor, não venham criticar a história, sem ao menos entendê-la. Hannibal Lecter está longe de ser só mais um "psicopata canibal" Quem pensa assim... bem, dê meia volta e vá assistir Dexter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário