As facetas de Hemingway são muitas. Ele é o que poderia se chamar hoje de macho alfa: valentão, personalidade forte, corajoso e gosta de aventuras.
Basta ler alguns de seus livros para descobrir o quanto sua vida foi agitada, vivendo da literatura e viajando o mundo inteiro, além de conhecer suas preferências esportivas, seu hobby, por assim dizer: Pescaria (O Velhor e o Mar); Caçadas em Safaris (Verdade ao Amanhecer); Experiência na primeira Guerra Mundial (Adeus às Armas); Guerra Civil espanhola (Por quem os Sinos Dobram); A fabulosa Paris dos anos 20 e a "geração perdida" ( Paris é uma Festa); entre vários outros.
E outra importante e não conhecida por muitos: a Tauromaquia.
O Verão Perigoso é um retorno de Hemingway a cenários de sua juventude, porém revisitados já na maturidade - as touradas, a Espanha. No livro, que não poderia ser necessariamente considerado como um romance, é narrada a viagem do autor pela Europa na companhia de dois grandes toureiros: Antônio Ordoñez e Luis Miguel Dominguín - Ambos equiparados em habilidade e carisma.
Pode-se considerar como uma crônica de sensacional temporada que se desenvolveu nas arenas espanholas naquele ano (1959). Na verdade, um misto de ficção e auto-retrato do Nobel.
Segue abaixo um pequeno registro, encontrado na internet, do fenômeno que foi Antônio Ordoñez:
Tradição da Espanha e de outros países da Europa (Portugal, por exemplo) a Tauromaquia também tem seu lado obscuro.Em 1980 a UNESCO fez a seguinte declaração:
"A tauromaquia é terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraídos por estes espetáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura."
Apesar de detalhar com precisão grandes faenas, e narrar da forma mais poética possível, evidentemente, como um aficionado, Hemingway não teve a menor preocupação em retratar este lado das touradas.
Hoje, as touradas estão proibidas.
O Verão Perigoso é um livro extremamente enriquecedor, embora um pouco repetitivo, já que trata-se dois assuntos que se repetem durante todo o livro: touradas e suas viagens entre as corridas. Aprendi bastante sobre o assunto, inclusive alguns termos específicos das touradas. No final do livro existe um glossário com os termos usualmente conhecidos.
Não há como não se comover diante das cornadas recebidas pelos toureiros. Leitura obrigatória!
Um comentário:
Gostei de seu blog, um pouco de tudo o que gosto.
Abraços
Postar um comentário