sábado, 14 de junho de 2008
Escalar ou Vetorial?
Alguém já parou para pensar no seu próprio crescimento? Acredito que todos, mas a questão é:
Alguém já parou pra pensar como se sabe se você está evoluindo ou retrocedendo? Existe algum meio de medir a velocidade dessa evolução (ou retrocesso)?
É interessante pensar nisso. Na Física do colégio aprendemos conceitos elementares e um deles é o de "Grandezas escalares e vetoriais". Pode-se definir, de uma maneira bem superficial, que uma grandeza vetorial é aquela que pode ser medida (Tempo, velocidade, temperatura, pressão,etc) e uma grandeza escalar é tudo o que não pode ser medido (amor, amizade, desejo, pensamentos, etc)
E o desenvolvimento pessoal? Como posso classificar? Oh eterna dicotomia...
Acho que, e creio que quem estiver lendo este texto irá concordar comigo, que trata-se mais de uma questão filosófica do que de Física. Há fatores que nos agregam valor e outros não. Mas estes mesmos fatores que nos agregam valor não necessariamente também irá agregar valor ao meu próximo.
Por exemplo: Ler Nietzsche pode agregar muito valor a um niilista, mas não a um menos escolado ou a um religioso fervoroso.
Outro exemplo: Sair aos finais de semana a noite para uma balada pode ser prejudicial a algum jovem desempregado que precisa estudar mais e criar mais algumas responsabilidades, mas por outro lado, pode ser bastante favorável a um jovem que "fobia social" ou sinta problemas em se relacionar com alguma pessoa.... deu para entender?
Mais um exemplo: Ter uma renda anual de R$ 10.000,00 reais para um pode ser uma dádiva mas para outros seria um abuso! ( tem tanta gente que ganha isso por mês..)
Tem gente que usa o fator financeiro como parâmetro de crescimento. Pode ser um meio mas não o único.
Eu, como técnico em edificações, teoricamente deveria me importar mais com as grandezas vetorias (perda de carga em uma tubulação, coeficientes de ditalatação, áreas e volumes, sobrecarga em estruturas...) mas antes de ser um técnico eu sou um homem. Homem sujeito a emoções, dúvidas e ambições... Um técnico dependente das grandezas escalares!
Quem dera se houvesse uma tabela com pontos para nos mostrar nosso desenvolvimento. Uma tabela do tipo cartesiano: "Deixe-me ver, deixe-me ver... tenho 19 anos (no eixo X) e tenho um curso técnico (eixo Y) então... é estou atendendo as expectativas" Seria como no meu trabalho, eu sei que um pedreiro deve assentar X m² de revestimento cerâmico por dia, se ele atender esse parâmetro ele está sendo produtivo, caso contrário ele está atrapalhando o cronograma da obra.
Mas não existe um tabela para nos mostar se estamos indo bem ou não. E se houvese, ou ela deveria ser constantemente atualizada ou deveria haver muitas (ou tantas quanto forem os tipos de pessoas) para se adequar a cada um!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário