quinta-feira, 17 de abril de 2008

BBB (Pão e Circo)


Sinceramente detesto BIG BROTHER BRASIL e sempre me perguntei o que leva milhares de espectadores em todo país a acompanhar a rotina cretina de um bando de manés pela TV, mesmo tendo como alternativa tantos livros para ler, filmes para assistir e discos para ouvir...

O pior é que a febre dos reality shows chegou até minha casa, invadiu a privacidade do meu lar, onde meus pais ficam fascinados assistindo o "emocionante" dia-a-dia daquele punhado de idiotas semi-analfabetos banbans, cidas, Dhominis, siris e os cambaus... que não fazem outra coisa além de falar bobagem e se queimar ao vivo incentivar a falsidade, a promiscuidade sem falar dos 0,30 centavos que milhões de brasileiros pagam em ligações...

Em cada paredão o publico vota para eliminar um desocupado...

Como funciona o ESQUEMA:29.000.000 (milhões) de ligações do povo brasileiro votando em algum candidato para ser eliminado. (Em cada "paredão")

Vamos colocar o preço da ligação a R$ 0,30 (trinta centavos) e só. Então, teremos... R$ 8.700.000,00. Isso mesmo! Oito milhões e tecentos mil reais, que o povo brasileiro gastou ( e gasta ), em cada paredão!

Suponhamos que a Rede Globo tenha feito um contrato “50% por 50%”, ou melhor,”meio a meio” com uma operadora de telefonia, ou seja, ela embolsou R$ 4.350.000,00.

Repito:
Somente em um único paredão!

Alguém poderia ficar indignado com a Rede Globo e a operadora de telefonia ao saber que as classes menos letradas e abastadas da sociedade, que ganham mal e trabalham o ano inteiro, ajudam a pagar o prêmio do vencedor e, claro, as contas dessas empresas.

Mas o "x" da questão, caro leitor(a), não é esse. É saber que paga-se para obter um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dela desfruta. Mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, consequentemente, daqueles que só bebem nessa fonte.

Certa está a Rede Globo.

O programa BBB dura cerca de 3 (três) meses, ou seja, o “sábio público” tem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações.
Aliás, algo muito natural, para quem gasta mais de R$ 8.000.000,00, repito, *** OITO MILHÕES DE REAIS *** numa só noite! Coisa de país rico como o nosso, claro!

E ainda tem uns "globocólatras" que dizem:" Meu Deus! R$ 1.000.000,00! Só a Globo mesmo pra dar um prêmio desses..." Mas eu me pergunto: O que é um milhão de reais (somente no final do programa!) se comparado com os 4,35 milhões de reais que a emissora global arrecada (em cada paredão!)? Hehehe... hehehe... da vontade de rir.

Heheeh... heheheheheheehhe...

Pra mim além de um negócio extremamente lucrativo (e olha que eu só falei do dinheiro arrecado com ligações. Sem contar com merchandising, que geralmente sempre tem, principalmente em cada "prova do líder" onde geralmente a audiência é maior), o BBB é também um jogo político.

Pra vocês que lêem o meu blog, e possuem um mínimo de cultura (pra não falar somente em algum conhecimento em história) certamente devem se lembrar da política do "pão e circo".

Para aqueles que não estão bem lembrados, pão e circo ficou conhecido como uma estratégia romana para desviar a atenção da população de suas reais necessidades usando diversão e lazer (como por exemplo os gladiadores). Além disso, quando os gladiadores batalhavam o derrotado ficava a mercê do adversário, que só o matava com a aprovação do imperador e este com a aprovação da população. Mas veja uma coisa. Naquele tempo, o imperador era o cara. Na prática ele não precisava da autorização de ninguém para mandar matar ou não alguém. Ele pedia a opininão do povo para transmitir a idéia de que o povo era quem mandava. A idéia de que o povo tinha voz e era ouvido.

Pois bem. É isso que o BBB (e a Globo) fazem. Desviam a atenção dos brasileiros de suas necessidades (saúde, educação, segurança, moradia...). Sem falar da atenção desviada dos problemas políticos (crises, corrupção e todos os mensalões ae pelo Brasil...).

Só me lembrei do Pedro Bial falando no dia da final ( PS: Eu só estava assistindo pq tava um show da Pitty, e eu dou o maior valor):
-"Pois bem... o Brasil inteiro está assistindo. Foram X milhões de votos (0,3. X milhões de reais) e o povo quis.. o povo decidiu. Foi o povo quem escolheu o vencedor e foi o ...."

Cara... Pão e Circo. Ainda dizendo isso ele tenta (e consegue) passar a idéia de que povo sente importante por particiapar daquela merda. E o legal que depois eles dizem: "Eeeebbaaaa... o fulando de tal ganhou !!!! Eu votei nele!!!!"

¬¬

Façam-me o favor. Mas anotem o que eu digo: Ai vem o BBB9.

Mas pra falar a verdade o BBB não tem somente coisa ruim. O melhor é quando acaba. Ai aparece as beldades nuas (xD)

Nhec nhec nhec...

Nenhum comentário: