domingo, 27 de dezembro de 2009

Impressão, nascer do Sol - Monet


No final do século XIX, o pintor francês Monet pintou Impressão, nascer do sol , exibida na primeira exposição impressionista. O quadro deu origem ao nome usado para definir o movimento impressionista, que começava a surgir.

Pode-se se afirmar que é uma das obras mais conhecidas de Monet. Apesar de ser inegavelmente valiosa e "impressionante", a tela não fez tanto sucesso assim na época. A obra foi exposta em uma exposição que não encantou muito o público. Pra variar, com quase tudo que é "novo", a crítica foi muito severa, chegando até a tirar piadas com o nome da quadro. (Me lembra, como aqui no Brasil, a crítica feroz à Anita Malfatti: "Paranóia ou Mistificação?" de Monteiro Lobato).

A pintura, pintada à óleo sobre a tela, rompeu com o modelo da arte realista de então, dando assim, passos mais decisivos para o movimento que mais tarde seria chamado de Arte Moderna.

Não sei bem o motivo, mas gosto muito desse quadro... me lembra um pouco aqueles quadros que vendem na Beira-Mar, aqui em Fortaleza. Tem um artista, infelizmente não me lembro o nome, que faz quadros muito parecidos com esses. O tema: o mar, jangadas, praia, pescadores...
quaria ter comprado algum, na época. Pena que não teria onde colocar, no meu quarto, não cabe mais nada - nem nas paredes; na sala, minha mãe acharia um "horror". Então decidi, ao menos, postar aqui no blog, meu mundinho particular, onde sempre cabe mais alguma coisa!

Nenhum comentário: