terça-feira, 13 de setembro de 2011

1001 Filmes pra ver antes de Morrer

Nesse fim de semana comprei, juntamente com uma dezena de outros livros, o famoso 1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER - da coleção 1001 "alguma coisa". No caso dos "1001 Filmes", trata-se de uma árdua pesquisa feita por cerca de 50 críticos onde elegeram os 1001 melhores filmes. As obras são de mais de 30 países.

Na lista é possível encontrar filmes de todos os gêneros: comédia, romance, cult, terror, suspense, documentários, dramas, aventura, musical, ficção... enfim, filmes para todos os gostos.

Esse livro, elencado por ordem cronológica, pode e deve ser utilizado (sem dó nem piedade, por assim dizer) para dar uma boa noção sobre a história do cinema. Ou aprofundar seus conhecimentos sobre determinados filmes. Bem, pode então, na pior das hipóteses, servir apenas para saber se um filme é bom ou não, antes de assisti-lo. No meu caso, é um guia seguro (por assim dizer) do que eu devo assistir nas minhas noites livres.

Claro que não faltará pessoas, cinéfilos especializados, que certamente não concordarão com alguns títulos. Sem problema, afinal a lista não foi preenchida por mim nem por eles, mas por gente que, supostamente, também entende do assunto (não que eu entenda).

Ao conferir o índice, tive a surpresa de descobrir que dos 1001 eu só assisti 71 deles, o que seria um pouco mais de 7,1% da lista. Bem, isso significa que eu tenho uma árdua tarefa pela frente, caso eu queira assistir a todos, um dia. É claro que eu já assisti bem mais do que 71 filmes, mas certamente eles não estavam entre "os melhores". (admito que fiquei muito feliz em descobrir que na lista não constava nenhum "American Pie" ou "Velozes e furiosos" ou nenhum do gênero - vocês entendem que tipo de filme eu quero dizer!)

Aos cinéfilos de plantão, vai a sugestão de um site extremamente bom, que eu uso e abuso sempre que posso, é o Cinema Cultura - hoje site, depois que o falecido blog foi cruelmente (covardemente) assassinado por forças ainda desconhecidas. Aproveito a oportunidade para agradecer, do fundo do coração, pelos idealizadores do site. Sem eles certamente eu não teria conseguido atingir nem a margem dos 71 filmes.

Nenhum comentário: