domingo, 11 de setembro de 2011

The Falling Man - 11 de Setembro




Hoje fazem precisamente dez anos do atentado terrorista ao World Trade Center.  É totalmente desnecessário narrar o episódio: é do conhecimento de todos, além de já estar em todos os livros de história recentes.

Apesar de fazer tanto tempo (ou pouco, se levarmos em conta que foi um fato histórico), essa catástrofe ainda gera comentários: foi realmente o terrorista Osama Bin Laden o autor do ataque? Ou teria sido um ataque auto-infligido? - Justificando a ocupação militar norte-americana no oriente médio? A primeira hipótese é a mais aceita, em bora a segunda não seja totalmente descartada.

Aviões se chocando nos edifícios, nuvens de fumaça formando um verdadeiro "paredão" nos céus, pessoas gritando, gravações amadoras dos ataques, ambulâncias e carros de bombeiros em todas as direções, colapso estrutural das torres (uma após a outra)... tudo isso me vem em mente quando ouço falar no 11 DE SETEMBRO.

Mas, e quem lembra daquele anônimo, se jogando de uma das torres, em queda livre, tentando salvar-se das chamas, embora sabendo da morte certa ao cair? Certamente ele não foi o único - infelizmente houve um suicídio (pode-se dizer assim, embora talvez o contexto não o classifique assim) em massa naquele dia. Os corpos pareciam cair como chuva (talvez seja um exagero meu). Estima-se que mais de 200 pessoas teriam se matado (ou apenas caíram) naquele dia.

Mas aquele anônimo de quem eu falo, o conhecido "The Falling Man" (foto no topo dessa postagem, tirada por algum jornalista) é que não passou despercebido no meio de todos os que caiam. - Trágico: o homem mostra uma "serenidade" marcante e uma determinação quase anormal ao cair. Teria desmaiado? Teria, ao cair, tipo algum ataque cardíaco e chegado à óbito antes mesmo de colidir com o solo? Quem sabe...

Em 2009 foi criado um documentário chamado "9/11 - The Falling Man". No documentário, disponível para download na internet ou apenas para visualização no youtube, é retratado o lado mais "humano" das vítimas. Não posso falar muito já que ainda não assisti, mas li a respeito que no curta não há apelos a sensacionalismos baratos (tão comuns quando se trata do tema).


Eu me lembro que no dia do ataque (11 de setembro de 2001) eu estava ainda no colégio, saindo da aula. Quando cheguei em casa, todos os canais estavam mostrando o ocorrido. Todos em casa pareciam petrificados, mas eu como ainda era pequeno e não tinha muita "noção" do que estava acontecendo, achei tudo aquilo trágico, mas exagerado. Por que TODOS OS CANAIS estavam passando aquilo? E por que por tanto tempo? Fiquei chateado porque o meu programa havia sido cancelado, em virtude dos "n" plantões de reportagem, com as "últimas novidades".

E é isso. Presenciei um fato (pela mídia, não pessoalmente. Mas isso seria presenciar?) histórico. Não me sinto necessariamente orgulhoso, mas poderei dizer aos meus filhos: "eu me lembro quando aconteceu. Todos os canais de televisão..."

Nenhum comentário: